MARCUS CAFFÉ
Intérprete cantor brasileiro de descendência Portuguesa e indígena, nasceu na Maternidade Escola Assis Chateaubriam na quarta maior capital brasileira, Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.
O profissional do canto que hoje é referência de qualidade em todo território Nacional por sua forte presença cênica e pelo registro peculiar teve suas matrizes musicais ligadas ao canto popular brasileiro da década de 60.
Aos 4 anos de idade participou do primeiro programa de entretenimento do Ceará intitulado Clube de Heróis produzido pela Televisão Verdes Mares.
Aos dezessete inicia-se como compositor e começa a trilhar o percurso de festivais, onde destaca-se como intérprete e conquistas premiações por sua peculiaridade.
Ingressa no canto coral em Fortaleza pelo coral da UFC sob a regência de Izaíra Silvino onde se mantêm por dois anos e desenvolve sua técnica de canto com Leilah Carvalho Costa.
Reside em São Paulo entre 1990 e 1992 onde ingressa na Cia Coral (coro lírico), no Coral XI de Julho e no Coral do Estado de São Paulo, no mesmo período tem aulas de canto com o tenor Chico Campos Neto.
Retornando ao Ceará ingressa ostensivamente no mercado publicitário e desenvolve peças para diversas campanhas politicas e de mercado.
Em 1994 ingressa no movimento NUCIM – e grava duas composições de artista cearense nesse CD apoiado pelo SEBRAE. No mesmo ano grava o primeiro CD solo de título” DIGITAL” sobre obras de compositores do Ceará e São Paulo.
Lança em 1996 o CD MATIZ cujo projeto fora premiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O disco foi produzido em São Paulo pelo compositor Sérgio Sá e pós-produção de Belchior.
De 1999 à 2008 desenvolve diversos shows temáticos de grande repercussão à exemplo do show HUMBERTOS em homenagem ao compositor Humberto Teixeira – o Dr. Do Baião – show com o qual percorreu todo o estado e conheceu o Distrito Federal e se tornou especial televisivo transmitido e retransmitido Nacionalmente pela Tv Diário.
Em 2009 lança o CD DÉJÀ VU onde homenageia Evaldo Gouveia, Fausto Nilo entre outros grandes nomes da música Nacional.
Em 2011 executa dois projetos de shows com os quais circula pelos principais espaços culturais do Estado do Ceará entre eles as unidades SESC CE de Iguatú, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Theatro Emiliano Queiróz e SESC SENAC Iracema, SESC DF.
Estréia o show MARCUS JACKSON que percorre espaços do Centro Cultural Banco do Nordeste e projetos como a Mostra Petrúcio Maia entre outros.
Comentários