UM TEMPO QUANDO A ARTE SE ESVAI !!!
UM TEMPO QUANDO A ARTE SE ESVAI !!!
....era uma criança rica em talentos, sua oratória impressionava, sua capacidade de desenhar sem retoques era incomum. Criança querida e admirada pela vizinhança foi descobrindo com o passar dos anos que haviam talentos outros, talentos demais....
Foi ficando estranha, arredia, anti social até...e todas as manifestações de seu destaque social foram sendo represadas...perdeu espirituosidade, perdeu carisma.
Afastou-se dos amigos, vizinhos e familiares e passou à viver em um gueto de "artistas" onde o espaço é sempre pouco para tantos "méritos" e a competição exacerbada faz crescer sentimentos pequenos.
Apequenou-se achando ser imenso, achando ser maior, melhor, demais, ao passo que seu pensar o boicotava da fonte de sua comunicabilidade; foi ficando sem graça, sem sentido e seus talentos perderam luz...
Não esqueçamos que toda manifestação artística se elabora na alma e que necessita de ar para fluir, de amor para poder pulsar. O ar do qual necessita advém do cotidiano e suas percepções sensíveis, o amor se manifesta no ânimo com o qual a arte se oferta à todos. O artista não existe para sí, não há arte para um comércio, o encontro de almas entre arte e os corações se dá à nível sensorial, intangível, incalculável e sensível. A manifestação da ALMA (na arte) arrepia...um arrepio de alma, um fenômeno que ocorre no encontro de energias; como o encontro de nuvens que se chocam e se integram...
O artísta que se pensa pra si perde o sentido de sê-lo. Está na percepção do mundo o arrepio pelas artes, é do outro o arrepiar-se mesmo quando o próprio artista se arrepia quando a manifestação se dá além do que se "planejou tecnicamente".
Não há artista forjado. Há artistas (porque assim foram criados para esse momento da existência) e há os não artistas e que assumem outras funções tão vitais quanto.
O que nos entristece no agora é pensar que estamos sob a tutela de tantos "não artistas" no seio do "poder" estatal e que falta-nos representatividade. Nossa alma, nossas manifestações são necessidades básicas, basilares e se refletem em nossa saúde coletiva, nossa pacificação social, nossa percepção de pertencimento e de acolhimento dentro de um coletivo.
A arte nos é cara, nos dá personalidade, nos aglutina, nos identifica e fortalece coletivamente. Arte integra nossa Cultura e a Cultura é nosso modo de ser no mundo. Querem descrer de quem somos e podemos, da importância que nos damos e a força que emana de nós!
Resumindo: #FORATEMER com todos os seus pares e seus não artistas e tudo o que ele significa!
Comentários